A empresa de moda Hennes et Mauritz (H&M) gerou uma grande polêmica nos Estados Unidos nos últimos dias, ela publicou uma foto publicitária que lhe rendeu acusações de racismo nas redes sociais, hoje (8) ela retirou a imagem do ar e pediu desculpas.
A foto mostra um menino negro com um casaco de moletom em que se lê “Coolest monkey in the jungle” (O macaco mais legal da selva).
“Quem teve a ideia na @hm de pôr este menino negro com um moletom que diz ‘O macaco mais legal da selva’?”, indignou-se a modelo Stephanie Yeboah no domingo em seu Twitter. “É repugnante…”, acrescentou.
“A imagem foi eliminada de todos os canais da H&M”, assegurou uma porta-voz da marca à AFP. A foto da peça de roupa sozinha ainda pode ser vista na loja on-line.
“Pedimos desculpas aos que puderam se sentir ofendidos”, acrescentou o grupo.
O cantor The Weeknd, que é uma grande estrela das campanhas da grife e inclusive vem fazendo diversas colecções colaborativas com a marca, publicou nas redes sociais que não irá mais se envolver em qualquer parceria com eles. Deixando para trás um contrato multi milionário.
“Acordei esta manhã chocado e envergonhado por esta foto. Estou profundamente ofendido e não trabalharei mais com @hm …” publicou Weeknd em seu Twitter.
woke up this morning shocked and embarrassed by this photo. i’m deeply offended and will not be working with @hm anymore... pic.twitter.com/P3023iYzAb— The Weeknd (@theweeknd) 8 de janeiro de 2018